Os cátions solúveis não podem ser precipitados todos por um único reagente específico. Portanto, configuram o grupo V todos os cátions que não precipitaram nos outros grupos até aqui. Para identificá-los, são usadas reações específicas.
Os metais alcalinos e o íon amônio* são os integrantes do GV por serem muito solúveis. Relembrando a seção 1, essa característica já era esperada.
*Amônio apresenta uma estrutura muito semelhante aos metais alcalinos, apresentando propriedades análogas. Em especial, o íon K+ tem o raio iônico muito próximo ao raio do NH4+ e as espécies são demasiadamente parecidas.
IDENTIFICAÇÃO
Amônio (NH4+)
O teste para detectar o cátion NH4+ deve ser feito imperativamente na amostra original. Durante a marcha analítica, são adicionados vários compostos cujo cátion componente é o NH4+. Portanto, se o teste for feito no fim da marcha, sempre dará positivo. Ou seja, durante a análise o NH4+ é adicionado várias vezes e, portanto, sempre estará presente no fim.
TESTE:
Separar 15 gtas da amostra, trasferir para um béquer. Em seguida, adicionar excesso de NaOH.
Tampar o béquer com um vidro de relógio com um papel tornassol rosa aderido à superfície inferior (umidecido com água).
Se o papel rosa ficar azul após alguns intantes, há NH4+
REAÇÂO:
OH- + NH4+ <----> NH3 + H2O
O NH3 formado é um gás de caráter altamente básico. Ao escapar do sistema, ele tinge o papel rosa indicando a basicidade.
Sódio (Na+)
TESTE:
5 gtas da amostra neutra ou ligeiramente ácida e mais 10 gtas de álcool etílico. Adicionar uranil acetato de zinco (5 gtas). E seguida, atritar as paredes do tubo. Precipitação na solução amarelo esverdiado.
REAÇÂO:
Zn(UO2)3Ac8 + Na+ ----> NaZn(UO2)3Ac9
Potássio (K+)
Dois testes para potássio.
A) Com HClO4
Adicionar 10 gtas da solução e 5 gtas de HClO4. Pddo branco indica presença de K+
REAÇÃO: ClO4- + K+ ---> KClO4 (s)
B) Ácido pícrico
Adicionar 10 gtas da solução e 5 gtas de ácido pícrico. Agitar VIGOROSAMENTE e atritar as paredes. Precipitação indica presença do K+
Para aumentar certeza absoluta, é interessante fazer os dois testes. Na amostra original, logo no início, pode-se fazer os dois testes separadamente. Em caso positivo, fazer o teste em branco (pegar uma alíquota de K+ e fazer o teste). Em seguida, fazer a comparação para ver se os resultados se assemelham.
Magnésio (Mg²+)
TSETE
3 gtas da amostra, juntas mesmo volume de água e 5 gtas de magneson e um pouco de NaOH até solução alcalina. Agitar e centrifugar. Aparição de laca (gel) azul indica presença de Mg²+
Interessante fazer o teste na amostra original
OBS: SE NENHUM TESTE DO GRUPO V DER POSITIVO, REPETIR A MARCHA ANALÍTICA CALMAMENTE.
SE, MESMO ASSIM, NÃO CONSEGUIR ENCONTRAR O CÁTION, TENTE ELIMINAR IMPOSSIBILIDADES.
PRIMEIRO, TENTE IDENTIFICAR O GRUPO OU OS POSSÍVEI GRUPOS. EM SEGUIDA, FAÇA TESTES ALEATÓRIOS PESQUISANDO SUSPEITOS.
É POSSÍVEL FAZER TESTES EM BRANCO PARA COMPARAÇÃO!!!!! ISSO É IMPORTANTE.
BOA SORTEE
domingo, 16 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário